tribunadanoticia.com.br

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROFESSORES MUNICIPAIS PARALISAM AMANHÃ AS ATIVIDADES; ESTADUAIS NA 5ª




Carta entregue aos pais explicando os motivos do protesto/ divulgação APP de Reserva
Os professores municipais de Reserva irão paralisar por uma hora as aulas dos períodos da manhã e tarde, e anunciam encontro na Praça da Matriz às 16h desta terça-feira (24). Os educadores do estado prometem o mesmo manifesto, só que com o cancelamento geral na próxima quinta-feira (26). Os protestos são promovidos pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP), que revindica melhores condições de trabalho e salários dos professores e funcionários ligados à educação.

Um manifesto semelhante ocorreu no mês de março, envolvendo apenas os educadores do estado. Agora a rede municipal irá mostrar seu descontentamento, encerrando mais cedo as aulas. Os pais são orientados a buscar às 11h e 16h as crianças, períodos que as atividades serão suspensas.

Em comunicado distribuído para os alunos hoje, os motivos pela paralisação seguem o padrão exigido pelos profissionais do estado. ‘’Com o objetivo de mostrar à comunidade que estamos revindicando o Piso Salarial Nacional [Lei Federal 11738 de 16 de julho de 2008], e a Hora Atividade de 33%, visto ser direito da categoria’’, explica o texto.

‘’Nós professores do Município de Reserva, pedimos uma educação justa, transparente, onde o direito de todos os alunos e professores seja respeitado na sua totalidade’’, continua a nota.

Resposta

O prefeito municipal Frederico Bittencurt Hornung, através da rádio comunitária Reserva FM, respondeu hoje as criticas que a APP vem fazendo ao município e a ele.  ‘’Nunca, nem eu no passado, respeitei tanto os professores como agora. Para os pais e alunos saberem: nós temos cinco dias uteis por mês, eu nunca atrasei até o dia 30. Então, eu entendo que a APP está fazendo um barulho que não precisava. ’’, fala ele.

Ele continua dizendo que já está em plano os 6% de aumento para os funcionários.

‘’Hoje estou chateado e triste Acho que a APP descobriu que já está na Câmara Municipal está lá os seis por cento de reposição para todos os funcionários, a nossa data base é outubro, este ano estou adiantando. Faço tudo que é possível. Veja bem, há uma diferença por causa dos primeiros níveis por causa do salário federal. O salário é R$ 1.400.40 para 40 horas, portanto, há um pouquinho de confusão, a APP deveria explicar melhor, o salário mínimo seria R$ 720. Já determinei para que no mês de maio para que reveja as diferenças que determinei por decreto uma lei nossa. Eu pago vocês conforme o Plano de Carreira, pelos primeiros níveis e o salário mínimo está mais alto já atingi. Preciso que vocês estudem uma maneira de mexer no Plano de Carreira, se tiver alguma que está sendo prejudicando já mandei corrigir’’, argumenta o prefeito.  

Nenhum comentário: